Livro Groovy 2 Cookbook: vale à pena?

groovy2cookbookNo processo de escrita de um livro você de vez em quando topa com algumas pérolas que valem muito à pena divulgar. Uma destas é o “Groovy 2 Cookbook”, de Andrei Adamovich e Luciano Fiandesio da PACKT Publishing.

O livro cumpre exatamente o que se propõe: é um apanhado de receitas para problemas que enfrentamos no dia a dia dividido em 10 capítulos:

  • Getting started with Groovy: ensina como instalar o Groovy mas vai além, e foi o capítulo que me ganhou. Sabia que você pode usar o interpretador Groovy para criar pequenos servidores TCP com uma única linha de código?
  • Using Groovy ecosystem: é basicamente sobre como embarcar o Groovy em seus projetos Java, mas também sobre como integrá-lo a ferramentas comuns como Ant, Maven e Gradle. A parte sobre gerência de dependências com Grape é particularmente interessante: um tutorial rápido e direto.
  • Using Groovy Language features: são detalhes da linguagem. Por exemplo: como implementar herança múltipla usando as anotações @Mixin e @Delegate, uma passada por closures, Groovy Beans, etc. Confesso que não sei se incluiria este capítulo em um livro de receitas, pois a idéia é ter… receitas, e não ficar expondo estes detalhes da linguagem.
  • Working with Files in Groovy: tem o que você espera deste livro, como por exemplo o uso das funções withReader, withWriter, mas vai BEM além ao expor como lidar com tipos comuns de arquivos, como por exemplo Excel e PDF.
  • Working with XML in Groovy: algo que em Java é terrívelmente chato e em Groovy é simples.
  • Working with JSON in Groovy: é algo que não vejo as pessoas tirando proveito em Groovy. Sabiam que Groovy tem um JsonSlurper?
  • Working with Databases in Groovy: também o que você espera do livro, no caso, é importante mencionar que estamos falando não só de bases relacionais, mas também não relacionais: Redis, MongoDB e Cassandra.
  • Working with Web Services in Groovy:  te ensina como implementar servidores simples que implementem os protocolos REST, SOAP e RSS. Bacana ver uma dica sobre como usar OAuth também.
  • Metaprogramming and DSLs in Groovy: não espere por algo tão profundo como este livro cujo review escrevi algum tempo atrás. Poderia ser bem melhor. Confesso que não incluiria este capítulo no livro se fosse um dos autores.
  • Concurrent Programming in Groovy: basicamente um tutorial rápido do GPars dividido em algumas receitas.

As receitas são expostas de um modo que gostei bastante: primeiro o problema é exposto, em seguida é descrito como configurar seu ambiente (Getting ready), como implementar (How to do it), seguido de uma explicação sobre como a mágica ocorreu (How it works). Isto fornece a profundidade mínima que você precisa para que depois possa descartar o livro por ter aprendido a fazer a coisa.

Se você já tem experiência com Groovy como é o meu caso, talvez este livro lhe seja útil. Aprendi algumas coisas sobre a linguagem que até então desconhecia, pouca coisa no meu caso, mas que com certeza justificaram a leitura. É o tipo de livro bacana para se aprender coisas ao acaso, ou seja, quando você o abre em uma página aleatória e se der sorte topa com algo novo.

Caso esteja começando com a linguagem, recomendo, especialmente se for do tipo “apressado”, pois são expostos alguns problemas que realmente são bastante comuns em nosso dia a dia, como por exemplo manipulação de XLS, mas não o tenha como sua principal fonte para aprender Groovy, pois este não é o objetivo do livro.

No final achei o livro bem bacana. Recomendo.  Eis o link.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.