Nada melhor que na primeira Semana Groovy de 2015 começarmos com o pé direito e uma série de notícias e novidades que mudarão bastante (e para melhor) a nossa vida. Como verão, não foi por acaso que atrasei tanto a publicação desta edição: estive bastante ocupado com alguns projetos que divulgo agora. :)
Maratona Groovy e Grails pelo Instituto Pangea!
Em 2014 ministrei meu primeiro webinar sobre Groovy e Grails pelo Instituto Pangea e a recepção foi simplesmente excelente. Então pensamos: por que não repetir a dose, mas com esteroides? O resultado é a “Maratona Groovy e Grails”. Serão quatro webinares gratuitos nos quais apresentarei diversos aspectos sobre o mundo Groovy.
Dia 28/1 irei apresentar o “Panorama Groovy e Grails“. Vou mostrar por alto o que é Groovy, quais as vantagens da linguagem e o que ela nos trás de novo. Você entenderá por que digo que esta linguagem é uma excelente porta de entrada para quem quer entrar no mundo Java e também por que pode nos tornar melhores programadores. Em seguida, mostrarei o Grails e vocês verão como é trabalhar com este framework.
Dia 4/2 será o evento “O que ganhamos com Groovy?“. Groovy não é só a linguagem de programação por trás do Grails: há todo um ecossistema e oportunidades que apresentarei neste webinar e que, acredito, todos nós devemos tirar máximo proveito.
No dia 10/2 ocorrerá “Grails na prática“: vou construir junto com vocês uma aplicação web Grails do zero. Iremos partir da modelagem da aplicação, passando pela implementação e, finalmente, sua implantação em um servidor de aplicações. É uma experiência muito boa para que vocês conheçam como é o fluxo de trabalho que o framework nos oferece.
Finalmente, no dia 12/2 vamos ter o “Groovy e Grails no mundo real” no qual convido alguns membros da comunidade nacional para contarem suas experiências. É uma excelente oportunidade para ver casos reais de uso: as principais dificuldades e ganhos experimentados por aqueles que usam as tecnologias no seu dia a dia.
Se interessou? No vídeo a seguir falo um pouco mais sobre os eventos!
Treinamentos itexto de Groovy e Grails
Este é um ano importantíssimo e muito feliz para a itexto: estamos lançando alguns produtos voltados para a comunidade, dos quais os principais neste momento são os treinamentos de Groovy e Grails. Você pode ter uma visão geral sobre o modo como trabalhamos neste link.
Há algumas ementas que propomos, mas você ou sua empresa são livres para customizá-las de acordo com suas necessidades. Seguem os descritivos dos nossos treinamentos Groovy e Grails.
E estão vindo mais novidades por aí. Meu livro já está bem adiantado e deve ser lançado por agora. O que posso adiantar é que, bem: digamos que está com a profundidade que acredito merecermos e seu formato é ágil como Groovy e Grails.
Outra novidade importantíssima que virá são mais melhorias no Grails Brasil: coisas que vocês com certeza vão gostar. Acreditamos muito em comunidades, e há ainda mais coisas por vir. :)
E a Pivotal pulou fora
A notícia da semana foi sem dúvidas o anúncio da Pivotal de que irão parar de financiar os projetos Groovy e Grails a partir do dia 31 de março deste mês. Foi um anúncio que pegou a todos nós de surpresa e, claro, gerou aquele frio na barriga com relação a estas tecnologias. Já adianto pra vocês algo: não é necessário se preocupar, pois Groovy e Grails já existiam bem antes da Pivotal e com certeza continuarão ainda por um bom tempo após esta.
Seguem alguns links sobre o assunto para que vocês saibam melhor o que aconteceu e para onde iremos.
Groovy e Grails sem a Pivotal: e daí? – Meu parecer sobre a situação no qual mostro que este é apenas o modo como o mundo open source funciona. Nada para nos assustar. :)
O anúncio da Pivotal – o post que abalou a Internet esta semana. Reparem um detalhe: a própria Pivotal diz que parou o financiamento por que mais da metade das contribuiçoes aos projetos hoje vêm da comunidade.
O FAQ da Pivotal sobre sua decisão – uma leitura interessante que torna mais clara a postura da empresa.
O anúncio do acontecimento feito pelo Graeme Rocher
O anúncio do acontecimento feito pelo Guillaume LaForge
A entrevista que Guillaume LaForge deu ao site InfoQ
A repercussão no Grails Brasil
Um texto interessante no site IntelliGrape: “Groovy and Grails: GR8 without Pivotal”
Após ler todos estes posts, acredito que se você sentia algum medo, este deixou de existir. Apenas para lembrar, um exemplo recente: quando a Nokia abandonou o projeto Qt, ele continuou, prosperou, e a Nokia se foi. Esta é a beleza do código aberto e da comunidade: nós definimos o futuro da tecnologia.
Lançamentos importantes
Groovy 2.4 lançado!
Este é um release importantíssimo pois é o primeiro que oferece suporte ao desenvolvimento de aplicações Android. Acredito que será algo tão ou mais revolucionário que o próprio Grails. Você pode ler o anúncio aqui.
Outros lançamentos
Spring Session, um novo projeto da Spring Source que resolve diversos problemas interessantes sobre gestão de sessões e que, na minha opinião, vocês deveriam prestar bastante atenção.
Posts interessantes
Groovy Weekly 54 – Uma edição histórica no site do Guillaume LaForge
Dois posts meus que tiveram uma boa repercussão. “O que é legado?” e “A crescente irrelevância do MongoDB“. O segundo traduzi para o inglês e fiquei espantado com o efeito que teve no exterior!
Fala ai Kico!
Parabéns pela iniciativa da Maratona Groovy e Grails, creio que será sensacional. Acompanhei o webinar sobre Groovy e Grails e foi show de bola.
No aguardo do seu livro, e assim que sair já vou adquirir meu exemplar.
Assim como sempre digo: “Write Groovy, Boilerplate Nevermore”.. rsrs
Abraços,
Felipe Mamud
Oi Felipe, obrigado!
Conto com a sua presença lá!
Estou na minha “reciclagem de fim de ano”, comprando livros e livros e lendo feito doido. No aguardo do seu livro de Grails também ;)
Eu queria MUITO poder pular o JEE todo e ir direto pra essas tecnologias mais inteligentes, mas muito do mercado é baseado nelas.
PS.: tá parecendo um ator nos vídeos. Só faltou a legenda “Vote Kico 242424 – PSOL”.