Com JavaScript, quem precisa do Erwin (ou quase isto)?

Por acaso descobri um projeto MUITO interessante: se chama WWWSQLDesigner. Trata-se de um editor de diagramas de entidade/relacionamento 100% baseado em JavaScript.

Pelo que pude experimentar, funciona 100% no Firefox e chega inclusive a gerar scripts SQL para a geração dos bancos de dados. Também é muito interessante a opção de salvar o conteúdo como um XML, que posteriormente pode ser aberto pelo próprio programa.

A instalação não poderia ser mais simples: baixe o projeto no site oficial, descompacte-o em um diretório de sua preferência e em seguida, simplesmente abra o arquivo index.html no seu navegador. É realmente surpreendente.

Se não quiser ter este trabalho, eu fiz o upload do projeto para o site da itexto. Sendo assim, para experimentá-lo, simplesmente clique aqui.

8 Comments

Add Yours →

Interessantíssimo!!! Estou desenvolvendo uma ferramenta parecida mas não tão bem trabalhada como essa. Porém parei na parte que eu tenho que “ligar” os frames ou as divs, (com as setinhas), e percebi que no WWWSQLDesigner também não temos essa possibilidade. Alguma dica de como fazer isso? Eu normalmente faria com o Canvas, mas não sei se ele me permite interagir o java (JSP) com ele. Alguma sugestão? Não achei nada em JQuery que me permita fazer isso =/

Responda

admin Reply:

Se bobear, acho que a única forma viável é por canvas mesmo viu.

Mas não entendo tanto assim de Javascript pra dizer :/

Responda

Sidnei Reply:

A opção para relacionamento está lá, só não fica uma seta, e sim uma linha entre as tabelas ligadas. Use “CRIAR CHAVE ESTRANGEIRA” ou “CONECTAR CHAVE ESTRANGEIRA” no menu de opções.
O elemento é uma maneira de se obter o resultado. No entanto, demandará mais tempo, pois necessita de muito código em JavaScript para se obter o resultado. Neste site foi utilizado o elemento que, ao invés de JavaScript, utiliza uma marcação XML para criar as linhas ligando os objetos.

Responda

Sidnei Reply:

Coloquei entre sinais de maior e menor e o texto sumiu…
Editando:

A opção para relacionamento está lá, só não fica uma seta, e sim uma linha entre as tabelas ligadas. Use “CRIAR CHAVE ESTRANGEIRA” ou “CONECTAR CHAVE ESTRANGEIRA” no menu de opções.
O elemento CANVAS é uma maneira de se obter o resultado. No entanto, demandará mais tempo, pois necessita de muito código em JavaScript para se obter o resultado. Neste site foi utilizado o elemento SVG (Scalable Vector Graphics) que, ao invés de JavaScript, utiliza uma marcação XML para criar as linhas ligando os objetos. Este é o mesmo elemento utilizado pelo Maps, do Google, por exemplo.

Responda

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.