Com JavaScript, quem precisa do Erwin (ou quase isto)?

Por acaso descobri um projeto MUITO interessante: se chama WWWSQLDesigner. Trata-se de um editor de diagramas de entidade/relacionamento 100% baseado em JavaScript.

Pelo que pude experimentar, funciona 100% no Firefox e chega inclusive a gerar scripts SQL para a geração dos bancos de dados. Também é muito interessante a opção de salvar o conteúdo como um XML, que posteriormente pode ser aberto pelo próprio programa.

A instalação não poderia ser mais simples: baixe o projeto no site oficial, descompacte-o em um diretório de sua preferência e em seguida, simplesmente abra o arquivo index.html no seu navegador. É realmente surpreendente.

Se não quiser ter este trabalho, eu fiz o upload do projeto para o site da itexto. Sendo assim, para experimentá-lo, simplesmente clique aqui.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

8 respostas para “Com JavaScript, quem precisa do Erwin (ou quase isto)?”

  1. Avatar de Douglas Campos

    Fantástico! Vai direto pros bookmarks

  2. Avatar de Christopher

    uowww….
    mto bom….
    delicious nele!

  3. Avatar de Luckas
    Luckas

    Obrigado pela dica, me ajudou muito.

  4. Avatar de Bruno Campos

    Interessantíssimo!!! Estou desenvolvendo uma ferramenta parecida mas não tão bem trabalhada como essa. Porém parei na parte que eu tenho que “ligar” os frames ou as divs, (com as setinhas), e percebi que no WWWSQLDesigner também não temos essa possibilidade. Alguma dica de como fazer isso? Eu normalmente faria com o Canvas, mas não sei se ele me permite interagir o java (JSP) com ele. Alguma sugestão? Não achei nada em JQuery que me permita fazer isso =/

    1. Avatar de admin
      admin

      Se bobear, acho que a única forma viável é por canvas mesmo viu.

      Mas não entendo tanto assim de Javascript pra dizer :/

    2. Avatar de Sidnei
      Sidnei

      A opção para relacionamento está lá, só não fica uma seta, e sim uma linha entre as tabelas ligadas. Use “CRIAR CHAVE ESTRANGEIRA” ou “CONECTAR CHAVE ESTRANGEIRA” no menu de opções.
      O elemento é uma maneira de se obter o resultado. No entanto, demandará mais tempo, pois necessita de muito código em JavaScript para se obter o resultado. Neste site foi utilizado o elemento que, ao invés de JavaScript, utiliza uma marcação XML para criar as linhas ligando os objetos.

      1. Avatar de Sidnei
        Sidnei

        Coloquei entre sinais de maior e menor e o texto sumiu…
        Editando:

        A opção para relacionamento está lá, só não fica uma seta, e sim uma linha entre as tabelas ligadas. Use “CRIAR CHAVE ESTRANGEIRA” ou “CONECTAR CHAVE ESTRANGEIRA” no menu de opções.
        O elemento CANVAS é uma maneira de se obter o resultado. No entanto, demandará mais tempo, pois necessita de muito código em JavaScript para se obter o resultado. Neste site foi utilizado o elemento SVG (Scalable Vector Graphics) que, ao invés de JavaScript, utiliza uma marcação XML para criar as linhas ligando os objetos. Este é o mesmo elemento utilizado pelo Maps, do Google, por exemplo.

  5. Avatar de Marcos Paulo
    Marcos Paulo

    Very Good.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.