SEO realmente vale a pena? (quase off topic)

Este blog tem entre 1000 a 3000 acessos/dia (muito obrigado a vocês por isto!), e analisando seus acessos, constatei algo MUITO interessante: menos de 4% dos acessos são provenientes de motores de busca como Google (e hoje em dia pode-se dizer que basicamente só há o Google…), mesmo com este site sempre presente no topo das listagens do mesmo.

(Faça a experiência: digite groovy ou grails no Google. Entre os sites no topo, com certeza estará este blog.)

A esmagadora maioria dos acessos é proveniente ou de outros blogs ou de agregadores de blogs, como DZone, Infoblogs, Digg, etc, o que me fez perceber algo nítido: o argumento de venda do SEO é essencialmente furado. E a razão é simples: a página inicial das pessoas não é o motor de busca, mas sim um site que aborda seu assunto favorito. No meu caso, por exemplo, consiste no Google Reader (Google sempre está presente…).E observando outras pessoas, ficou nítido que o motor de busca na realidade só é usado quando se está  iniciando em determinado assunto ou alguma necessidade de pesquisa corriqueira.

(ai cai a ficha: o sujeito tem de ser MUITO a toa pra ficar o dia inteiro fazendo buscas na internet)

No mais das vezes, o óbvio é normalmente ignorado: as pessoas não chegam no seu site PELO Google, mas sim por sites que abordem assunto similar ou igual. Isto quer dizer que SEO é desprezível? Claro que não, pelo contrário. É um bom negócio ser a porta de entrada para determinado assunto, não resta dúvida sobre isto. Porém, com base nestes números, pude chegar a algumas conclusões bem interessantes:

Se alguém lhe oferecer serviços de SEO baseado apenas no Google, corra!

Apesar do Google ser o motor de busca dominante, isto não quer dizer que seja o único. Eu recebo por exemplo mais acessos provenientes do Yahoo! do que do Google. Seria mais interessante se fosse oferecido um serviço de divulgação mais abrangente. Sei lá: se bobear, comprar anúncio em algum site relacionado mais conhecido.

Se for para de fato divulgar seu site, divulgue-o em sites relacionados

As pessoas não ficam buscando artigos sobre qualquer assunto somente pelo motor de busca. Normalmente o fazem por agregadores de blogs, sites relacionados ou de clipping como Digg e DiHitt. Ao contrário do que ocorre na física, iguais se atraem.

Não é aparecer no motor de busca que atrai acessos: é o conteúdo

Eu realmente acredito que se algo é bom, atrairá pessoas interessadas, mesmo que demore algum tempo. Sendo assim, é muito mais negócio você criar conteúdo que realmente tenha alguma utilidade do que possuir um aglomerado de código html otimizado para aparecer no topo do Google.

Não pague para outros fazerem o que você pode fazer sozinho

Ao pesquisar para escrever este post, vi inúmeros “consultores de SEO” oferecendo um serviço que, sinceramente, poderia ser feito pelo próprio administrador do site, como por exemplo otimização do código da página. Você pagaria a alguém para executar um assistente apenas na sua página quando você mesmo poderia fazê-lo? (aqui há dezenas de ferramentas gratuitas)

Neste momento, alguém poderia dizer: “Ei Kico! Mas você está se baseando apenas no seu caso!”. E de fato, é verdade! Eu não sou um especialista em marketing, propaganda ou coisa do gênero. Na realidade, sou péssimo nisto. Mas os números que observo não mentem e, mais interessante ainda: o comportamento que observo nas pessoas é exatamente o que descrevi.

E após fazer inúmeras buscas pela internet (sim, usando o Google), o que pude perceber é que na esmagadora maioria das vezes, o que é vendido consiste basicamente no serviço de “execução de assistentes”. O sujeito pega o código do seu site e simplesmente executa uma das ferramentas cujo link expus acima, o que me faz de fato perguntar a vocês: SEO é realmente esta maravilha que vendem?

2 Comments

Add Yours →

Olá , acho que SEO é com sim em algumas ocasiões , mais acho que hoje está muito poluido esse meio , o pessoal trabalha muito encima de posições nos mecanismos de busca e acabam esquecendo em se focar no principal que são os visitantes.

abraços

Responda

Olá amigo,

concordo que nem tudo é google, igual muitas pessoas acham!
Esse sistema que te leva a maioria das visitas, q é algo como troca de links, é muito importante mesmo, porque ali voce ja tem o seu publico alvo.

Nao sou o dono da verdade, mas se vc tivesse um bom posicionamento com o google, voce em vez de no maximo de 3mil visitantes, teria o dobro, sem sombra de duvidas.

E concordo mais ainda que pagar apenas por serviços de SEO esta acabando. Em estudos, observei que ter um site em primeiro posiçao, significa apenas que voce em determinada keyword esta na primeira pagina, e nao que seu site é importante para a internet.

Ai abri uma empresa de CMI, Construçao de Marcas na Internet, para fortalecimento das marcas(sites) dentro desse universo de 15 milhoes de sites. E por consequencia, alem de fortalecer seu nome, de tabela ganha mais primeiras paginas e em muitas outras tags.

Bom, acabei fazendo uma propaganda ai neh!!

Depois da uma passada la pelo site…

http://www.cminternet.com

Mateus Sacramento
Diretor de Marketing

Responda

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.