RISE: um “editor de diagramas de entidades e relacionamentos” QUASE perfeito

Sempre que vou trabalhar em um diagrama de entidades e relacionamentos termino na mesma situação: o computador é substituido por lápis e papel (ou PowerPoint (!!!)). Ou o editor que encontrei é muito tosco, ou complexo demais ou muito caro. Por esta razão, acabei por desistir destes editores.

Bom: isto até encontrar o RISE (desenvolvido pela empresa sueca RISE to Bloom), que contém os atributos que o tornam ideal para o meu caso:

  • Direto ao ponto: já começo a trabalhar direto nos meus diagramas. Não perdi tempo algum aprendendo o básico do funcionamento. A interface gráfica do produto é incrívelmente simples e fácil de ser compreendida (desde que você saiba o que de fato é um diagrama de entidades e relacionamentos).
    (Confesso que tive uma dificuldade inicial (de 30 segundos) relacionada ao modo como os relacionamentos são definidos, porém foi falha 100% minha, e não do software)

    Interface do RISE (retirada do próprio site)
  • Preço razoável: gratuito. Há uma versão gratuita do editor que não corta nenhuma das suas funcionalidades relacionadas ao design de diagramas.(Esta versão gratuita também inclui geradores de código (para MySQL, SQLServer, C# e PHP). Porém, para o meu caso, raramente será utilizado)ponto importante: não é software livre (muita gente confunde software gratuito com livre). A empresa sueca que o produz (RISE to Bloom) gera sua receita a partir de uma série de serviços relacionados a este editor. Serviços estes que achei inclusive bastante interessantes.
  • Instalação simples: a instalação é feita usando o recurso ClickOnce do .NET (como programador Java, sinto uma certa inveja deste recurso. Como eu gostaria que o Java Webstart fosse como o ClickOnce!)
  • Requisitos simples: o seu computador só precisa ter o .NET 3.5 instalado (e aqui entra o único porém do produto)

A única queixa que tenho contra o RISE diz respeito justamente aos seus requisitos de sistema: .NET 3.5. Este não será um problema para você caso trabalhe apenas com a plataforma Windows. Porém, na minha situação (muito trabalho no Mac OS e Linux, e pouco no Windows) este é um fator limitador (sim, eu sei que posso executar o software usando uma máquina virtual). Seria ótimo se existissem versões do RISE para Linux ou Mac OS também.

Na realidade, o RISE é mais do que um simples editor de diagramas. Trata-se de uma plataforma para desenvolvimento de sistemas de informação. É possível, por exemplo, gerar código Ajax que acesse sua base de dados remotamente, o que me parece ser um recurso bastante interessante. Porém, para o meu caso (alguém que precisa APENAS de uma ferramenta gráfica), este recurso ainda é superfluo.

Sendo assim, fica aqui a dica. Caso precise de um editor de diagramas de entidade relacionamento simples, direto ao ponto e gratuito, experimente o RISE. Se bobear, é exatamente o que você precisa (caso a limitação que citei não seja um problema).

Link: http://www.risetobloome.com/Default.aspx


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “RISE: um “editor de diagramas de entidades e relacionamentos” QUASE perfeito”

  1. Avatar de Christopher

    valeu a dica…
    achei interessante a ferramenta também, muito pela possibilidade de fazer o diagrama do sistema da informação…
    delicious nele

  2. Avatar de Domingos Tavares
    Domingos Tavares

    Testei por uns instantes e achei o Rise ruim. Ele até funciona (e bem e é melhor que o Astah), mas não tem como configurar o diagrama para mostrar todas as informações necessárias. Parece até coisa de designer querendo se meter em trabalho de programador.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.