Dicas de busca na web para desenvolvedores

É inacreditável o que irei contar: mais de 90% das perguntas que recebo de desenvolvedores é fruto dos mesmos não saberem encontrar informações na Internet. Sendo assim, resolvi escrever este pequeno guia que, espero, lhes seja útil no futuro.

Usando o Google de maneira eficiente

De todos os motores de busca, o mais eficiente sem sombra de dúvidas é este bichinho. No entanto, é fato que nem todos sabem usá-lo de maneira realmente produtiva por não conhecerem alguns operadores básicos (dica: os mesmos operadores podem ser usados na maior parte dos demais motores).

Operador + : coloque o caractere ‘+’ na frente dos termos que você deseja que obrigatóriamente estejam presentes em seu resultado, tal como no exemplo abaixo:

+Java +jdbd

Neste exemplo, você irá buscar todos os sites que possuam em seu corpo as palavras “Java” e “jdbc” (o caso do texto é indiferente, sendo assim os textos “JDBC”, “Jdbc”, “JdBc” também aparecerão no seu resultado)

Operador –: é o oposto do operador +. Se aquele obriga a presença de determinada palavra, este obriga a sua ausência. Sendo assim, poderiamos incrementar o exemplo anterior para que ficasse tal como

+Java +jdbc -firebird

Nosso resultado incluiria todas as páginas que contenham as palavras “java” e “jdbc”, e que não possuam a palavra “firebird” em seu corpo.

Áspas duplas: se você quiser que uma sequência completa seja encontrada em seus resultados, utilize áspas duplas. Para exemplificar, vamos incrementar ainda mais o nosso exemplo.

+java +jdbc +"SQL Server"

Tudo que possu ao texto “SQL Server” deverá estar incluido no seu resultado. Repare, se eu simplesmente digitasse

+java +jdbc sql server

as palavras sql e server poderiam estar presentes em nossa página, mas não compondo o termo “SQL Server” que estamos buscando, diminuindo assim a precisão de nossa consulta.

Usando alternância: suponhamos que eu queira todas as páginas que possuam as palavras “jdbc” e “java”, mas relacionadas tanto ao SQL Server quanto ao MySQL. Voltando à nossa consulta, eu poderia fazê-la tal como

+java +jdbc +("SQL Server" | MySQL)

O operador | significa “ou”. Nossa consulta incluiria todos os resultados que obrigatóriamente possuam os termos “SQL Server” ou “MySQL”, além de obrigatóriamente conter os termos “java” e “jdbc”.

E, acreditem, isto é o mínimo que você precisa conhecer do funcionamento do Google para torná-lo uma ferramenta eficiente de fato. Se quiser usar apenas um site, Google com certeza será a sua melhor escolha.

Outras fontes de informação

Óbviamente, o Google não irá conter TUDO o que você precisa. Lembre-se: trata-se de um motor de busca de uso geral. Em nosso caso, profundidade é fundamental. Sendo assim, recomendo os sites abaixo que, apesar de não serem motores de busca própriamente ditos, podem ser usados como tal e, acreditem, com resultado MUITO superior.

Koders.com (inglês): trata-se de um motor de busca que, ao invés de indexar sites, indexa mais de 2 bilhões de linhas de código presentes em projetos open source.

Sendo assim, se você algum dia tiver dúvidas com relação à utilização de algum componente, ou mesmo como se faz alguma coisa, este é O seu site de busca.

StackOverflow.com (inglês): trata-se de um site do tipo perguntas e respostas 100% dedicado a assuntos de programação. Se você possui alguma dúvida, há 99,999999999% de chance de já ter sido feita neste site. Caso contrário, basta que você envie a sua (não precisa sequer se registrar) para receberzilhões de respostas em retorno.

W3C.org (inglês): todos os padrões da web (HTML, CSS, Javascript, etc.) encontram-se explicados em detalhes neste site, que é o da organização responsável por mantê-los.

DZone.com (inglês): o melhor agregador de blogs para desenvolvedores que conheço. Aliás, se existe uma fonte de informações fantástica para desenvolvedores, esta fonte são os blogs. Na minha opinião, todo bom desenvolvedor deveria possuir pelo menos uns 20 blogs listados em seu leitor RSS para se manter atualizado

ACM (Association for Computing Machinery) (inglês): os US$20,00 anuais mais bem pagos que você terá. Por apenas este valor, o estudante tem acesso a centenas de livros na íntegra, e por um adicional de mais US$20,00, a milhares de artigos acadêmicos. Isto sem mencionar acesso à edição digital da “Communications of the ACM”, que na minha opinião, é a melhor revista da nossa área existente atualmente. Se você acha assinar revistas de programação um bom negócio, sinto muito por tirar-lhe esta ilusão. :)

Afunilando o conteúdo – Plataforma Java

Visto que 90% do meu tempo é gasto nesta plataforma, seguem abaixo alguns pontos de partida para a plataforma.

java.sun.com (inglês): se existe um endereço que deve ser memorizado por TODO programador Java é este. Isto porquê a documentação que a Sun oferece sobre a plataforma Java é simplesmente excelente. Toda a API encontra-se disponível para ser consultada de forma muito simples e, um detalhe que muitos se esquecem: o melhor livro sobre Java existente atualmente é gratuito, e encontra-se disponível neste link.

Por mais incrível que possa parecer a muitos, diversas pessoas que conheço e trabalham com Java JAMAIS entraram neste site (!!! (medo)).

GUJ.com.br (português): o melhor fórum sobre Java que conheço. A comundiade é super ativa e, apesar de um ou outro pentelho que de vez em quando aparece no fórum, há a probabilidade de 99% da sua dúvida já ter sido respondida por alguém ou de ser atendida pelos participantes do fórum. Se você fala português e programa em Java (ou Ruby), este é O site que não pode faltar nos seus bookmarks.

GrailsBrasil.com.br (português): atualmente, em número de usuários registrados e posts, é o maior do mundo (claro, a lista de e-mails é BEM maior). E, por possuir uma quantidade imensa de posts, é grande a possibilidade de sua dúvida ser sanada rapidamente (se não for, há 80% de chance de ser respondida por mim :) ).

E o mais importante: sem inglês, você não anda

O leitor atento terá percebido que a esmagadora maioria das minhas recomendações de sites é em inglês (aliás, os resultados do Google em inglês também são superiores). Isto porque infelizmente as melhores fontes de informação ainda estão neste idioma. Sendo assim, mais uma vez volto a este ponto: se você quer se virar sozinho em nossa profissão, sem inglês difícilmente sairá do lugar.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

5 respostas para “Dicas de busca na web para desenvolvedores”

  1. Avatar de Jeorane
    Jeorane

    Eu gosto também do http://www.codeproject.com

    1. Avatar de admin
      admin

      Nossa, muito bacana hein?

  2. Avatar de Filipe Batista (Lipse)
    Filipe Batista (Lipse)

    Legal o artigo, parabéns.

    Também uso o http://www.google.com/codesearch na busca de código.

  3. Avatar de Paulo Ricardo Stradioti

    Obrigado pela dica dos livros no site da ACM. Não sabia que havia tanta informação disponível naquele portal..

    Abraço!

    1. Avatar de admin
      admin

      ACM é de longe o melhor investimento que alguém da nossa área pode fazer! Fantástico!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.