WebDays 2008

Dia 23 fiz duas palestras entituladas “Introdução ao Grails” no WebDays 2008. Que experiência fantástica! A todos aqueles que compareceram às minhas palestras, seguem aqui os meus agradecimentos. Espero poder, em um futuro próximo, repetir a experiência. A propósito, sintam-se a vontade para me adicionar no msn (kicolobo@itexto.net)!

Nesta palestra, demonstrei os conceitos básicos do Grails na primeira parte e, na segunda, expus tarefas que considero difíceis de serem feitas com frameworks tradicionais mas que, com Grails, são executadas em poucas linhas. Infelizmente, devido a restrições do tempo, não deu para mostrar toda a aplicação que desejava criar naquele momento, mas acredito que 90% do que intencionei fazer consegui.

Para aqueles que se interessarem em baixar o código fonte da aplicação que criei nestas duas palestras, basta clicar neste link.

No final da palestra, também menciono algumas fontes de pesquisa relacionadas ao assunto. Dado que apresentei estes dados apenas no final da segunda palestra (muito próximo do horário do almoço), repito portanto aqui as fontes:

Livros:

Getting Started with Grails: de Jason Rudolph (download gratuito, mas é preciso ser registrado no site InfoQ).
Trata-se do texto básico para quem deseja iniciar o aprendizado mais aprofundado do Grails. Encontra-se um pouco defasado em relação à versão atual do framework, mas mesmo assim ainda é um ponto de partida extremamente válido 

Groovy em Ação: de D. Konig. Se você quer aprender Groovy (e eu acho que deve!), este livro também é um excelente ponto de partida. Assim como no caso anterior, trata de uma versão anterior do Groovy (1.0), mas também se aplica ao nosso caso.

Sites:
Grails Brasil: http://grails.com.br 
Grails: site oficial: http://grails.org


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.