Prévia do Grails Brasil 2.0

Grails Brasil 2.0

Desta vez é pra valer: já está quase pronta a nova versão do Grails Brasil, inteiramente feita em Grails. Confesso que estou ficando muito satisfeito com o resultado.

Desde o início o Grails Brasil ( para horror de alguns de seus membros :) ) é baseado no phpBB, que é um motor de fórums feito em PHP bastante popular. O projeto do “Grails Brasil em Grails” não é novo: já tentei anteriormente, porém sem sucesso  e por uma razão muito simples: eu estava tentando recriar o phpBB em Grails.

Fato: o phpBB é lindo. Tentar recriá-lo foi um erro grosseiro.

O formato “fórum” me cansou

O que me incomoda no formato é que este só serve mesmo para tirar dúvidas. Podemos até tentar algo diferente, mas o resultado sempre sai tosco. Quero que o Grails Brasil vá além: ele deve ser uma plataforma para que profissionais que trabalhem com Groovy/Grails possam se expor no mercado de maneira eficiente.

Sendo assim, agora o Grails Brasil servirá para basicamente dois fins:

  • Aprendizado/solução de dúvidas e problemas
  • Divulgação de profissionais, empresas e produtos

O novo “fórum”

De todos os sites que conheço para solução de dúvidas, o melhor é o StackOverflow, que foi minha inspiração para a nova versão do Grails Brasil. O que chamamos de “fórum”, não será mais um fórum tradicional, mas sim um site do tipo perguntas e respostas.

Quando você tiver uma dúvida, não precisa mais selecionar em qual fórum esta deve ser postada. Aliás, diversas das dúvidas que encontro no Grails Brasil sequer são cadastradas no fórum correto. Basta clicar no botão “Pergunte” e em seguida entrar com sua dúvida.

Esta poderá ser votada positiva ou negativamente pelos demais membros da comunidade. Quanto mais votos positivos, mais pontos seu usuário ganha. E com isto, mais influente você se torna em nossa comunidade, podendo por exemplo apagar tópicos completamente off-topic, aprovar notícias ou até mesmo banir membros encrenqueiros.

O mecanismo de busca está muito melhor agora. É baseado no Apache Lucene, o que nos permite criar consultas muito mais eficientes e rápidas para você.

Divulgação profissional

Seu usuário agora foi enriquecido. Você pode incluir informações mais úteis a seu respeito, como por exemplo twitter, em qual empresa trabalha e, em um futuro muito próximo (talvez no primeiro release) até mesmo seu currículo. Assim aqueles que visitarem nossa comunidade poderão saber quem você é e, quem sabe: até mesmo te contratar.

Exposição de cases de sucesso

No novo Grails Brasil você poderá divulgar os trabalhos que desenvolveu usando o nosso framework favorito. O mais legal é que os outros membros da comunidade podem enviar para você feedback, o que sempre é importante.

Resumindo: você poderá expor todo o seu portfólio Grails na web de graça e assim conseguir maior publicidade para o seu trabalho.

Grails Brasil Blogs com força total, mas ainda não agora

No primeiro release do novo Grails Brasil muito provavelmente não estará disponível o “Grails Brasil Blogs”. Isto porque ainda estou trabalhando no novo crawler, que também é bastante superior e tira proveito do nosso novo motor de buscas.

O bicho ao vivo (ou quase)

Já falei demais. É hora de ver como está a criatura. Abaixo está um vídeo que gravei mostrando o básico do novo Grails Brasil. A versão que irá pro ar será muito próxima do que você verá.

Quer me ajudar?

Neste momento, a melhor ajuda que preciso é do seu feedback. Com base no que descrevi acima e no vídeo postado, quero saber quais os pontos que você achou positivos e negativos. Aonde posso melhorar? O que mais incluir? Lembre-se: o exposto é apenas uma prévia, há alguns pontos no vídeo que ainda são bastante rudimentares, e que estarão resolvidos no primeiro release.

Conto com vocês.

37 Comments

Add Yours →

Parabéns. Para mim o caminho escolhido é excelente, o formato stackoverflow facilitará muito a interação.
Um padrão de css menos default ajudaria também.

Responda

admin Reply:

Oi Paulo, fico feliz que tenha gostado. Valeu!

Como assim um padrão css menos default?

Responda

Paulo Cordeiro Reply:

É que acho que a combinação de cores e layout das páginas poderiam ter mais destaque.

Responda

admin Reply:

É verdade Paulo, vou levar isto em consideração, valeu!

Responda

Parabéns pelo esforço em deixar a comunidade do Grails BR ainda mais forte. Particularmente sou fã do framework e gostaria que cada vez mais pessoas tivessem a oportunidade de conhecer a ferramenta. Abraço.

Responda

admin Reply:

Opa, valeu André!

Vamos fazer o possível pra que mais gente una-se a nós. :)

Responda

Ola Kico!
Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho, realmente está ficando muito bom.
Aparentemente está muito simples de usar, e quanto mais simples, melhor!
A área com os cases de sucesso é realmente muito interessante, assim, da pra sabermos quem realmente está trabalhando com grails, eu ainda estou começando, não tenho nenhum projeto finalizado, mas em breve terei um pra postar.

Tenho duas sugestões, para a aplicação, não sei se você pensou algo do tipo, mas aí vai:
1 – Seria interessante se para cada tópico do fórum, houvesse um link para o retweet da dúvida, com isso, o número de acessos ao fórum aumentaria, e as respostas viriam com maior velocidade.
2 – Uma área para projetos em andamento. Se fosse possível, além dos cases de sucesso, uma área para os projetos que ainda estão em andamento, assim, o responsável pelo projeto poderia divulgar o seu trabalho, solicitar ajuda e obter o feedback ainda em fase de desenvolvimento, assim como você está fazendo neste post.
É isso ae, espero que as dicas sejam úteis
Até mais! o/

Responda

admin Reply:

Excelentes idéias Mauro!

Com relação aos posts de notícia, sempre que uma for aprovada, gerará um tweet no Twitter oficial do GB.

Já com relação aos posts, vou ver se trabalho em algo similar também. Gostei da idéia. Valeu!

Responda

Kico,

muito bom cara. Acho que vai ficar MUITO melhor do que o fórum de antes. Realmente o formato Stackoverflow tem se mostrado um sucesso. Acho que você está no caminho certo.
Como você pediu sugestões, aí vai (as críticas são sempre construtivas):
– Dê uma atenção especial ao visual. Apesar de desenvolvedores, nós gostamos de sites visualmente arrumados. Não digo nem visualmente bonitos, mas bem arrumados. Veja o facebook por exemplo, nem acho lindo maravilhoso, mas acho muito bem arrumado, com títulos de fontes maiores, datas de cadsatramento em tons de cinza mais claros, linhas finas de divisão entre uma seção e outra, em fim, detalhes que arrumam e dão um toque de clareza e simplicidade à arquitetura de informações. Outro exemplo disso que eu acho é o Digg (muito bem arrumadinho também). A apresentação visual tem um impacto ENORME.
– Sobre a divulgação profissional, acho que valeria a pena um campo com URL do perfil do Linkedin do desenvolvedor (além do twiteer).
– Uma idéia para o futuro (depois que vc lançar e estabilizar a nova versão) é o seguinte: criar algo como o Digg. No seu Grails Brasil Blogs, além de ser apenas um link para o post do autor, poderíamos votar no post. Bem como o Digg mesmo.
– Acho que vc tem um produto bem legal na mão. Parabéns e boa sorte!

Abcs
Felipe

Responda

admin Reply:

Oi Felipe, excelentes sugestões!

O visual ainda está extremamente simples, e com algumas falhas nas quais já estou trabalhando.

Excelente a idéia de ranquear os posts. Também sou fã do Digg :)

E vou incluir também o link do Linkedin.

Valeu pelas dicas!

Responda

Kico,

Esta ficando muito bom o novo Grails Brasil, parabens.

Vamos as perguntas e sugestões.
Não vi no video a opção do usuário editar uma pergunta, não vai ter ou ainda vai ser implementado?

Uma sugestão:
Colocar as opções de links, videos, código fonte, como existe no GUJ quando vai postar algo..

[]`s

Responda

admin Reply:

Oi Gregory,

com relação à questão da edição de perguntas, eu estou trabalhando nisto. No caso, estou buscando a melhor opção possível para este caso. Quero evitar situações como, por exemplo, do sujeito perguntar uma coisa no início do post e, após terem sido enviadas algumas respostas, o conteúdo ser alterado.

É mais uma questão de regra de negócios mesmo que estou tentando adequar pro novo sistema.

Bem lembrado com relação às opções de código fonte, etc. Por trás dos panos, os códigos phpBB ainda funcionam. Na versão que estou trabalhando em casa (e que não é a do vídeo), já há iniclusive uma barra de ferramentas.

Fico feliz que esteja gostando do trabalho, avleu!

Responda

Cara, muito massa.
Divulga depois na lista de discussão oficial do Grails. Há um tempo atrás rolava uma discussão sobre como alavancar a comunidade Grails. Essa é uma ótima iniciativa, e acho que o pessoal da springsource por trás do Grails vai gostar muito

Responda

admin Reply:

Oi Lucas, vou ver se faço isto sim.

No caso, eu raramente entro na lista de discussão oficial, pois meu foco sempre foi Brasil. A propósito, você tem o link desta discussão pra me passar.

Responda

Kiko, parabéns pelo post e pela iniciativa, achei a idéia bem legal.
Juro que li os comentários por cima, e me perdoe se passou desapercebido, mas os fontes estarão/estão disponíveis no github ?

[]s

Responda

admin Reply:

Opa, que bom que gostou Alabê.

Ainda não decidi a respeito, mas é bem possível que sim viu.

Responda

Cara, parabéns pela iniciativa, também estou cansado da maneira que os fóruns são, até estou com umas idéias de criar algo diferente e estou seriamente pensando em usar grails. Sou fascinado pelo grails, e o grails brasil 2 vai me ajudar muito no aprendizado, simplicidade é o que queremos.
Gostei de uma idéia que um colega postou, de criar uma área para projetos em desenvolvimento, da pra pensar em algo bem legal.

Responda

admin Reply:

Oi Mayko, fico feliz que tenha gostado, valeu.

Também adorei a idéia dos projetos em desenvolvimento, razão pela qual já foi inclusive implantada. :)

Responda

Henrique primeiramente vc está de parabéns pela iniciativa, sou grande fã do framework Grais e as vezes fico muito triste por não saber como o grails ainda não é usado/conhecido a maioria das empresas de TI, acho que o Grails Brasil 2 pode contribuir muito para a popularização da “plataforma Grails”, rs.
Queria dar uma sugestão também pelo video não vi se vc colocou alguma coisa parecida, mais acharia legal se tivesse mais enfase num sistema de tags na parte de perguntas é resposta semelhante ao que tem no stackoverflow e no http://www.grailstutorials.com/.
De qualquer for o projeto está ficando muito legal, pelo video vi o itasks sinto a falta dele já usei em um pj meu e foi muito útil.
Grande abraço e mais uma vez parabéns!!!

Responda

admin Reply:

Oi Nelson, valeu!

Estou para colocar o itasks no ar novamente em breve, pois estava tendo alguns problemas com o serviço de hospedagem (história incrívelmente horrível, diga-se de passagem).

O sistema atual é baseado em tags exatamente como o StackOverflow, que serviu como inspiração para todo o projeto. Sou um grande fã daquele site.

Mais uma vez, valeu pelo apoio!

Responda

Parabens pela iniciativa. Comecei a estudar grails mês passado e achei a comunidade brasileira meio parada. Até pensei em mudar para outra plataforma por causa disso porém me apaixonei por grails e não a troco por nada! Parabens msmo, venho acompanhando o site sempre! Se quiser dar uma olhada, o site do appcelerator tem um esquema de perguntas e resposta muito bom.

http://developer.appcelerator.com/questions/created

talvez seja util para tirar alguma coisa!
Ate +!

Responda

admin Reply:

Opa, valeu Handel!

Meu único entrave pra lançar o Grails Brasil 2 agora é aonde hospedar. Devo estar fechando isto no final de semana. :D

Responda

Handel Camilo Reply:

Hmm.. cara, ja viu esse site de hospedagem?!

http://webkeepers.com/vps/vps_compare.html

eu já o utilizei e achei muito bom e o preço é ótimo!
Abraço!

Responda

Parabens pela iniciativa!

Se ainda valem os comentários (e sugestões):

– Integrar algum engine de edicao de textos (mais pra facilitar a insercao de videos/links/imagens)

– adicionar posts relacionados a uma pergunta (como no stack overflow… poderia ser baseado em tags, ou nas proprias palavras-chave que você já usa na busca)

Mais uma vez parabéns pela iniciativa.
Victor

Responda

admin Reply:

Oi Victor, valeu.

Eu estou pensando em incluir estas features na release posterior à primeira, pois isto requer um certo trabalhinho adicional. Por enquanto, estou focando inicialmente no básico: tirar o Grails Brasil do phpBB. Consegui isto. A luta agora é encontrar o serviço de hospedagem. Ta osso encontrar algo que me deixe plenamente feliz, mas a luta continua. :)

Responda

Victor Hugo Germano Reply:

Complicado mesmo…

Tenho usado rackspace & webbynode (ambos sao Linux machines)… gerenciando tomcat por conta própria…

no rackspace consigo colocar quase 100 sites (grails) rodando com pouco esforço… mas tem o overhead de estar responsável pela infraestrutura…
webbynode eh tranquilo… mas o q eu gostaria mesmo é um serviço de cloud assim como heroku…

BTW – se precisar ajuda com o projeto, me chama!

Responda

admin Reply:

Opa, valeu!
Já to usando a ajuda. Acabo de te enviar um e-mail :)

Responda

Victor Hugo Germano Reply:

Opa! e entao, já saiu o grailsbrasil?!?!?!?!

:)

Responda

admin Reply:

Tá osso né? :)

Cara, o bicho tá pronto. Meu problema agora tá sendo hospedagem. Vou ver se neste final de semana dou um gas sobrenatural nesta história.

Valeu pelo apoio!

Responda

Parabéns kico, ta ficando muito massa!
Você acha que um sistema de pontos de partição poderia ser ou vai ser parecido com o intensedebate? Eu acho bem legal a maneira como ele funciona!

Responda

admin Reply:

Oi Lucas, eu pensei num modelo similar ao do StackOverflow.

Não conheço o intensedebate, vou dar uma olhada pra ver colé.

Valeu pelo apoio!

Responda

Quando ficará pronto grails brasil 2.0?? Estou ansioso xD

Responda

admin Reply:

Cara, o bicho tá pronto.

Meu grande problema agora está sendo justamente a hospedagem, acredita?

Além disto, semana passada fiz algumas experiências com um outro banco de dados, e to fazendo algumas experiências pra ver se vale à pena.

Responda

Daniel Costa Reply:

Acredito hehe. Quando pensei em fazer freela com o grails esbarrei neste mesmo problema. O grails pode ser fantástico para criar projetos, porém é pesadíssimo. Quando eu usei o eatj tinha 128mb de VM. Só um projeto com 5 domínios e alguns controllers e gsps já usava 100mb.

Certamente uma hospedagem para o grails brasil 2.0 vai sair caro.

Responda

admin Reply:

Hospedagem é O meu problema agora.
To torcendo pra neste final de semana ver se resolvo esta inconha.

Mas com relação a Grails ser pesado, bem: isto é muuuuito relativo. Eu tenho uma aplicação que roda num “servidor” de 128mb de RAM e o bicho funfa legal.

É um mistério da ciência. :D

Responda

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.