Estudando, topei com o projeto JOGL, que consiste no encapsulamento da biblioteca OpenGL para a plataforma Java. Navegando pelas demonstrações, topei com um exemplo de refração/reflexão usando Java + OpenGL que simplesmente jogou meu queixo no chão.
O demo pode ser acessado via Java Webstart, clicando aqui. Ao executar a demonstração, arraste o coelho com o mouse, redimensione a janela, fuce no que quiser. É realmente incrível como o lag é mínimo.
Uma demonstração realmente impressionante (pelo menos pra mim, que até agora, no OpenGL, só consigo desenhar uma casinha tosca composta por quadrados e triangulos).
Mais demonstrações podem ser encontradas aqui.
Lag? Que lag você queria? O JWS baixa o programa para sua máquina (o que vai demorar dependendo da sua conexão) e roda local.
O JOGL é Java executando código nativo via JNI no final das contas.
Neste processo, é necessária a conversão de dados, e por não ser uma comunicação tão direta assim (tem um JNI no meio), um lag seria de se esperar. Explicado agora?