Lançado meu livro “Vire o Jogo com Spring Framework”!

Vire o Jogo com Spring Framework

Acaba de ser lançada a versão final (impressa e digital) do meu livro “Vire o Jogo com Spring Framework”, publicado pela editora Casa do Còdigo.

Meu objetivo foi escrever o “livro de Spring que sempre quis ler” e acredito que a missão esteja cumprida. Talvez eu tenha desempenhado o maior esforço intelectual da minha vida. Um trabalho bibliográfico imenso (que inclusive publiquei a parte mais interessante aqui no blog), centenas de horas analisando a visão que as pessoas tinham sobre o assunto e muitas noites, finais de semana e feriados empenhados nesta missão. Agora que está liberado, o filho não é mais meu, mas dos seus leitores que, espero, têm agora o melhor livro que eu poderia imaginar sobre o assunto.

A primeira parte do livro contém o que eu gostaria de ter aprendido na faculdade sobre o assunto: é aonde exponho os conceitos fundamentais por trás do Spring (inversão de controle, injeção de dependências, AOP e cia), explicando a motivação por trás do seu surgimento, o que de fato são e aonde se encaixam. Basicamente exponho os grandes problemas por trás do desenvolvimento de qualquer sistema.

Um capítulo que me orgulha bastante é o sobre AOP que, acredito, não seja um paradigma tão popular quanto deveria porque simplesmente os textos escritos a seu respeito são horríveis. Viro o jogo: ao invés de esmagar o leitor em uma avalanche conceitual exponho o paradigma de uma forma bem mais natural. Espero com isto dar minha contribuição à popularização da técnica.

A segunda parte contém o que eu gostaria de ter em mãos no trabalho quando conheci o Spring. Exponho o framework no campo de combate, tornando explícitos os principais problemas que o programador enfrenta no seu dia a dia, muitos dos quais simplesmente não encontrei documentados em lugar algum (apenas menções muito rápidas em fórums no máximo). Foi um trabalho de pesquisa fascinante visto que no final, devido à escassez de material, acabei decorando diversos trechos do próprio código fonte do Spring (quem sabe no futuro eu não comito algo por lá…).

O Spring na minha opinião é mais que um framework: é uma ferramenta educativa para o desenvolvedor que, conforme vai se aprofundando nos conceitos que o envolvem, começa a ficar mais atento ao modo como escreve seus sistemas. Espero que com este meu livro você possa escrever programas melhores: com ou sem o Spring.

Muito obrigado aos meus editores Adriano Almeida e Paulo Silveira, assim como a todos os outros que me ajudaram neste trabalho. Foi uma das experiências mais incríveis da minha vida, e que a modificou de maneiras completamente imprevisíveis para mim.

PS: não parei por aqui. Já estou escrevendo um segundo livro. ;)

PS 2: Claro né: o link para você comprar o livro! http://www.casadocodigo.com.br/products/spring

31 comentários em “Lançado meu livro “Vire o Jogo com Spring Framework”!”

  1. Matheus Moreira

    Parabéns, Kico! Sucesso como escritor, porque como profissional você já é um cara foda! Muito bom existir um material de qualidade sobre um framework tão bacana e útil como Spring!

  2. Rene Reiter

    Parabéns cara.

    É ótimo encontrar um material com esse enfoque sobre o Spring.
    Pretendo ler o livro em breve.

    1. Kico (Henrique Lobo Weissmann)

      Oi René, infelizmente talvez seja o único. Muuto obrigado e aguardo depois pelo seu feedbqck ok?

    1. Kico (Henrique Lobo Weissmann)

      Opa, valeu Zeovaldo!

      Espero que goste. Depois me passe seu feedback ok?

  3. Marcus Vinicius

    Kiko,

    Parabéns, sabia que toda a filosofia adquirida por você ajudaria a traduzir a complexidade da programação deste framework,

    Um abraço,

    Marquinho – ECM

    1. Kico (Henrique Lobo Weissmann)

      Marquinho! Puta merda, quanto tempo! Valeu demais! Tenho saudade da ECM, que foi aonde realmente me formei como profissional. Aprendi mais.com vocês do.que em qualquer outro lugar. Muitas lembranças excelentes! Precisamos nos topar por.aí hein?

  4. Eduardo Spinola

    Parabéns, Henrique!

    É muito bom ver esse livro pronto! Tenho certeza que será uma peça fundamental na verdadeira biblioteca de grandes desenvolvedores!

    Desejo muito sucesso e muitas edições pela frente…

    …e quem sabe, novos livros. :)

    Sucesso, Henrique!

    Grande abraço

    1. Kico (Henrique Lobo Weissmann)

      Oi Eduardo, valeu!

      E novos virão, assim como muitos artigos para a Java Magazine! :)

  5. Fabio Nascimento

    Replicando aqui meu comments: Parabéns pelo livro ! Sucesso, certeza q vou comprar, após ter lido postarei um review no linkedin

  6. Cara que legal, estava pesquisando algumas coisas de MVC e reencontrei você.
    Tomei um susto quando li no GUJ que você é moderador (pra ver meu desligamento do Java)…
    Mas fiquei muito feliz quando reencontrei você e descobri que você está lançando seu livro.
    Vou buscar um aqui.

    Mas enfim, não sei se lembra de mim, mas você me selecionou na época da ECM engenharia.
    Depois acho que você foi pra SQUADRA. Não lembro.
    Mas enfim, hoje estou morando em São Paulo, trabalhando ainda e felizmente :p em .Net

    Muito legal rever pessoas boas tanto como pessoas como quanto profissionais, e da minha terra, ainda mais estando longe.

    Abraço

    1. Kico (Henrique Lobo Weissmann)

      Oi Guilherme, que massa! Sim, eu me lembro de você também. Muito bom reencontrar pessoas. Valeu!

      Passando por BH me dê um toque.

      Grande abraço!

      1. Opa, com certeza Kiko.
        Passei pelos EUA uns anos a estudos e fui chamado pra cá.
        Meu próximo passo daqui uns 12 meses é voltar aos EUA a trabalho, mas nesse meio tempo com certeza passarei por BH e doou um jeito pra conversarmos.

        Mas quando vier a Sampa não se esqueça de me dar um toque.

        Abraço

  7. Oi Kico, Seus textos me fizeram gostar de Grails a ponto de planejar adota-lo para todos os meus proximos sistemas web…

    Ainda sou iniciante em Grails e pergunto, este livro me desviará do Grails ou vai complementar ?

    O que mais me dá trabalho é tentar modificar o css do grails, pois um erro que acho é que ele deveria usar um css bem específico, sem alterar os css genéricos, como o body ou tables padrão…

    []’s Everton

    1. Kico (Henrique Lobo Weissmann)

      Oi Everton,
      o Spring é a base do Grails. Então sempre te agrega alguma coisa entender como funciona por baixo dos panos, além de entender conceitos importantes, como por exemplo inversão de controle, injeção de dependências, AOP e muitos outros.

      O Spring, como você vai perceber, é uma ferramenta educativa, que nos ajuda a escrever código melhor e mais fácil de ser mantido.

      1. Ok Kico, ganhou mais um comprador. :-)

        Boa sorte em todos os seus empreendimentos.

        []’s Everton

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima