Vista: dois anos depois, finalmente percebemos: é o Windows Me 2.0

Navegando pela internet, topei com este artigo, no site Microsoft Watch e, é incrível: aquilo que todos pensávamos, mas não diziamos está sendo dito: o Vista é na realidade o Windows Me 2.0.

Não vou repetir o que está escrito no artigo, porém convém citar os tópicos mais importantes:

  • Menos de 10% das empresas migraram para o Vista nestes dois anos (fracasso total no mercado aonde a Microsoft tira o seu REAL faturamento)
  • As pessoas não conseguiram se adaptar à sua nova interface (imagino como será com relação ao Windows 7, que é ainda MAIS diferente)
  • Usuários continuam tendo problemas com o sistema.
  • As pessoas não estão fazendo upgrade do sistema operacional.

É realmente incrível se for levar em consideração como as coisas eram alguns anos atrás. Após cada nova versão do Windows, TODOS migravam o mais rápido possível para a nova versão (com excessão do Windows Me). Eu me lembro de ficar ansioso pelas próximas versões do Windows.

Hoje, dois anos depois, só uso Mac (prestes a comprar mais um!) e Linux quando vou fazer trabalhos sérios. Em alguns clientes, ainda preciso usar o Windows, porém nestes casos, percebo que 90% das máquinas ainda estão com o XP instalado (e sem perspectiva de upgrade). Meu computador com Vista, a cada dia que se passa, vejo sua performance cair e meu desejo de substitui-lo por Linux crescendo (só não o faço porque (pasmem!) paguei pela minha cópia do Vista e não quero jogá-la fora).

Resumindo: o mundo mudou. O Windows não é mais tão relevante como era anos atrás. Hoje faço TUDO no meu Mac ou Linux. Aliás, tanto faz qual sistema opearcional estou usando, minhas ferramentas de desenvolvimento são multiplataforma, e os aplicativos que uso, em sua maior parte, são baseados na web. 

Com base nestes pontos, fica nítido uma coisa: não somos mais prisioneiros do Windows. Se o acharmos uma merda (como está atualmente), basta trocar o sistema operacional. Um usuário convencional só precisa de um browser e de uma suite de produtividade como o OpenOffice (aliás, o próximo a perder a relevância será o Office) por exemplo.

E aí vêm a pergunta: a Microsoft vai sumir? Aposte que não. Com o dinheiro que tem, podem fazer merda durante décadas sem se preocupar com prejuízo. ;)


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Vista: dois anos depois, finalmente percebemos: é o Windows Me 2.0”

  1. Avatar de Felipe

    “Dois anos depois percebemos….”

    Diga por si próprio. Eu percebi no primeiro mês. Depois do service pack até fiz outra tentativa, mas só serviu pra confirmar a pouca dúvida que eu tinha. Lixo.. Lixo… Venha para o lado laranja da força! Ubuntu roocckssss!! =D

    1. Avatar de Henrique Lobo Weissmann (Kico)

      Pelo visto, o mercado só percebeu agora. O desafio agora é convencer a legião que ainda está usando o XP a migrar para as outras alternativas.

      (pessoalmente, fui para o lado branco da força. Pulei para o Mac! :))

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.