Vista: dois anos depois, finalmente percebemos: é o Windows Me 2.0

Navegando pela internet, topei com este artigo, no site Microsoft Watch e, é incrível: aquilo que todos pensávamos, mas não diziamos está sendo dito: o Vista é na realidade o Windows Me 2.0.

Não vou repetir o que está escrito no artigo, porém convém citar os tópicos mais importantes:

  • Menos de 10% das empresas migraram para o Vista nestes dois anos (fracasso total no mercado aonde a Microsoft tira o seu REAL faturamento)
  • As pessoas não conseguiram se adaptar à sua nova interface (imagino como será com relação ao Windows 7, que é ainda MAIS diferente)
  • Usuários continuam tendo problemas com o sistema.
  • As pessoas não estão fazendo upgrade do sistema operacional.

É realmente incrível se for levar em consideração como as coisas eram alguns anos atrás. Após cada nova versão do Windows, TODOS migravam o mais rápido possível para a nova versão (com excessão do Windows Me). Eu me lembro de ficar ansioso pelas próximas versões do Windows.

Hoje, dois anos depois, só uso Mac (prestes a comprar mais um!) e Linux quando vou fazer trabalhos sérios. Em alguns clientes, ainda preciso usar o Windows, porém nestes casos, percebo que 90% das máquinas ainda estão com o XP instalado (e sem perspectiva de upgrade). Meu computador com Vista, a cada dia que se passa, vejo sua performance cair e meu desejo de substitui-lo por Linux crescendo (só não o faço porque (pasmem!) paguei pela minha cópia do Vista e não quero jogá-la fora).

Resumindo: o mundo mudou. O Windows não é mais tão relevante como era anos atrás. Hoje faço TUDO no meu Mac ou Linux. Aliás, tanto faz qual sistema opearcional estou usando, minhas ferramentas de desenvolvimento são multiplataforma, e os aplicativos que uso, em sua maior parte, são baseados na web. 

Com base nestes pontos, fica nítido uma coisa: não somos mais prisioneiros do Windows. Se o acharmos uma merda (como está atualmente), basta trocar o sistema operacional. Um usuário convencional só precisa de um browser e de uma suite de produtividade como o OpenOffice (aliás, o próximo a perder a relevância será o Office) por exemplo.

E aí vêm a pergunta: a Microsoft vai sumir? Aposte que não. Com o dinheiro que tem, podem fazer merda durante décadas sem se preocupar com prejuízo. ;)

2 comentários em “Vista: dois anos depois, finalmente percebemos: é o Windows Me 2.0”

  1. “Dois anos depois percebemos….”

    Diga por si próprio. Eu percebi no primeiro mês. Depois do service pack até fiz outra tentativa, mas só serviu pra confirmar a pouca dúvida que eu tinha. Lixo.. Lixo… Venha para o lado laranja da força! Ubuntu roocckssss!! =D

    1. Pelo visto, o mercado só percebeu agora. O desafio agora é convencer a legião que ainda está usando o XP a migrar para as outras alternativas.

      (pessoalmente, fui para o lado branco da força. Pulei para o Mac! :))

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima