Upgrade no Grails Brasil: o que precisamos melhorar?

Como mencionei no Grails Brasil, retomei com tudo o projeto “Grails Brasil em Grails”. Para tal, estou criando uma aplicação open source chamada GForum (faltou criatividade no nome, confesso) que, posteriormente, poderá inclusive ser reaproveitada por aqueles que se interessarem em criar novas comunidades virtuais (dentro de um mês ou menos pretendo liberar o código fonte para que todos possam dar suas contribuições).

Um dos pontos principais no projeto consiste em melhorar o visual do site atual, que é bastante precário.

Sendo assim, gostaria de saber as opiniões dos membros da comunidade a respeito do que poderia ser melhorado no site. Aproveito também para pedir sugestões com relação ao nosso novo logotipo, que inclusive já comecei a esboçar:

Sim sim, eu sei que ainda está tosco. E é exatamente por isto que preciso da ajuda de vocês. Aos interessados em ajudar no projeto do novo site, por favor, enviem suas sugestões de layouts/logotipos para meu e-mail: loboweissmann@gmail.com. Publicarei todas as sugestões enviadas neste blog (e também no Grails Brasil) para que juntos possamos.

Aproveitando, eis uma bela oportunidade para que todos façam o maior número de críticas ao Grails Brasil atual, pois é a partir destas críticas que a estrutura de nossa comunidade será aprimorada.

Aos que quiserem uma participação mais direta no projeto (por a mão na massa), podem me contactar por msn (kicolobo@itexto.net) ou pelo e-mail que mencionei acima.

Aguardo o feedback de vocês!


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

11 respostas para “Upgrade no Grails Brasil: o que precisamos melhorar?”

  1. Avatar de mchiareli
    mchiareli

    Não seria melhor utilizar alguma engine de forum madura, como JForum?

    1. Avatar de admin
      admin

      Cheguei a considerar sériamente o JForum, porém pelas razões abaixo, acredito que a criação do GForum (nome temporário) em Grails consiste em uma alternativa mais vantajosa.

      O processo de desenvolvimento deste novo motor trás alguns subprodutos bastante interessantes:
      * Novos conhecimentos serão gerados neste processo (conhecimento este que será exposto sob a forma de posts neste e em outros blogs)
      * Novos subprodutos são gerados. Exemplo: não existe uma biblioteca para lidar com bbcodes feita em Java atualmente. Por esta razão, será desenvolvida uma específicamente para a plataforma Java que poderá posteriormente ser aproveitada em outros produtos.
      * Dado o número de acessos que o Grails Brasil tem atualmente, o GForum acabará por se mostrar um excelente case de sucesso para a plataforma Grails no que diz respeito a performance e estabilidade

      O PHPBB mesmo é excelente. Oferece todos os recursos básicos que precisamos, só que possui dois problemas:
      * SPAM (por mais que lutemos contra, há zilhões de scripts prontos para afundar o fórum com mensagens nada a ver)
      * Não é Grails

  2. Avatar de Lucas Teixeira
    Lucas Teixeira

    Kico, algumas idéias que hoje sinto falta:

    -> Mecanismo para responder perguntas antigas nunca respondidas
    -> Marcação para “tópico com solução”, e relevância maior destes em uma busca
    -> Parte administrativa com perfis de moderação por fórum
    -> Alguma coisa inteligente para matar os SPAMMERS do mundo
    -> Tópicos em Tags/Labels ao invés de fórums como é hoje

    Agora pulando mente afora é só! Depois penso em algo novo…

    Sobre usar ou não o JForum… Bom, o JForum é DO CARALHO… Passeando pelo código fonte dele, dá pra perceber uma maturidade absurda, então se a idéia é colocar um fórum estável, diferente do PhpBB, O JForum resolve bem o problema, mas se a idéia é aprender e aprender mais, como foi dito aí, (e fazer disso um case de sucesso), aí o negócio é seguir em frente com a idéia :D

    Abraço!

    1. Avatar de admin
      admin

      -> Tópicos em Tags/Labels ao invés de fórums como é hoje

      Interessante: Como assim?

      1. Avatar de Lucas Teixeira
        Lucas Teixeira

        Imagina que o cara abre um tópico, mas não coloca ele dentro de “frameworks”, ou de “java ee”, pq envolve as duas coisas….

        Então ele cria um tópico novo, mas sem vínculo com eles, mas adiciona 2 labels a ele, JAVAEE e FRAMEWORKS.

        Sensacional, a gente vai acabar tendo um MAR gigantesco de topicos, onde vamos poder filtrar mais e mais pelas tags. semelhante ao gmail.

        Ai vem alguem responder o tópico e adiciona outra tag, por exemplo: OPENSOURCE. Com isso temos um processo evolutivo, onde cada vez mais os tópicos vão estar descritos através de tags :)

        Aí você entra e quer ver tópicos de JAVAEE, mostra 1000 tópicos, vc filtra mais, mostrando JAVAEE+OPENSOURCE, já cai pra uns 430, e depois adiciona mais uma tag GRAILS, e chega em 30 tópicos, que estão BEM focados naquilo que você realmente procura, que é “Como usar Grails em um container Java EE compartilhado com frameworks opnesouce”

        A evolução de que todos podem ir adicionado tags aos topicos dos outros que é o pulo do gato, ganhamos o TCHANANAM de um wiki em uma base de conhecimentos :-)

        1. Avatar de Lucas Teixeira
          Lucas Teixeira

          o TCHANANAM colaborativo :)

  3. Avatar de Lucas Teixeira
    Lucas Teixeira

    Ahhh, promoção de tópicos…

    Por exemplo, eu entrei lá e vi que um tópico é do caralho, a implementação de referencia do cara ficou boa e a dica é fenomenal… Aí é legal que eu consiga dar uma relevância maior a esse cara nas buscas… marcando alguma flag, ou até com intensidade…

    E esses pesos se multiplicam na busca…. fenomenal :D

    []s,

  4. Avatar de Danilo
    Danilo

    Não acho o JForum tao maduro assim. Pelos paus que vejo no GUJ, prefiro o fórum desenvolvido pelo http://www.javabb.org/, criado pelo JavaFree e que está a toda prova em um dos maiores fóruns do mundo, que frenquento tb diariamente, no UOL Jogos.
    Fora que estou em desacordo com o JForum, que resolveu mudar sua arquitetura agora, na nova versão, para o VRaptor. Nada contra, mas tb nada a favor. Bugs vão pular com certeza.

  5. Avatar de guigouz

    Dá uma olhada no http://bakery.cakephp.org … eles tem um lance de compartilhar código que é muito legal

  6. Avatar de Wis
    Wis

    meio antigo já, mas achei legal o uso da folksonomina no fórum =)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.