Escutei uma palestra muito interessante de John Carter, que é um consultor da área de TI de bastante sucesso nos EUA (não o conhecia até ouvir esta palestra) no site IT Conversations. O título da palestra é “Fire Your Boss and Start Consulting”, e pode ser acessada em http://itc.conversationsnetwork.org/shows/detail4179.html
(aliás, recomendo o site IT Conversations (http://www.itconversations.com), que possui algumas palestras e conversas muito legais. Costumo acessar este site para acompanhar as do StackOverflow, que sempre são muito divertidas)
Recomendo esta palestra porque, basicamente, contém diversos conselhos interessantes para aqueles que, assim como eu, trabalham na área de TI como pessoa jurídica. Segue alguns dos pontos que achei interessantes:
- Por que as pessoas procuram um consultor
- Como cobrar (é apresentada uma fórmula muito interessante: pegue quanto você ganha por ano e divida por 1000. este será o valor de sua hora)
- Os principais problemas enfrentados pelos consultores
- A questão dos benefícios (no caso dos EUA, porém é possível perceber paralelos com o Brasil)
- Como angariar clientes
- A importância dos sistemas de gerenciamento/apropriação de horas
(este ponto achei interessante, porque sempre tive um certo preconceito contra este tipo de software, porém os argumentos apresentados são bem interessantes) - A importância vital das métricas de negócio
Bom, espero que gostem. Assim poderemos discutir mais a respeito depois. Fica a dica.
sugiro que traduza as frases em ingles. so porque uma pessoa sabe outro idioma, nao significa que todos que acessarem seu site entendam.
A única frase em inglês no post é o nome da palestra, não? :)