Série “Grails: do Groovy à Web” começa a ser publicada na Java Magazine

A partir deste mês estarei publicando na Java Magazine uma série de artigos chamada “Grails: do Groovy à Web”, na qual exponho com detalhes os principais conceitos por trás do framework.

A primeira parte já se encontra disponível na edição 75 publicada este mês, e o tema é a linguagem Groovy. Farei uma introdução à linguagem, o que considero fundamental visto que baseado na minha experiência com outros usuários do framework percebo que a esmagadora maioria dos problemas encontrados são decorrentes do não conhecimento da linguagem.

Claro, não irei expor todos os recursos da linguagem, mas sim aqueles que considero de fundamental importância para a o aprendizado do framework.

Após este artigo, serão publicados mais quatro, cujos temas serão:

Edição 76 – Uma visão panorâmica do Grails – Será exposto o modo de trabalho adotado no framework. É fundamental para que o leitor possa ter uma noção clara do que de fato vêm a ser o framework.

Edição 77 – A camada de controle – Como funcionam os controladores do Grails. Será visto qual a lógica por trás das URLs, assim como a utilização de recursos como redirecionamentos, filtros, etc.

Edição 78 – GORM – Veremos com detalhes o funcionamento da camada de persistência do Grails.

Edição 79 – A camada de visualização – Aqui iremos ver os principais recursos que o GSP nos oferece, assim como as facilidades oferecidas pelo framework, como por exemplo templates, ajax, etc.

Aguardo o feedback de vocês!

8 comentários em “Série “Grails: do Groovy à Web” começa a ser publicada na Java Magazine”

  1. Porque não publicar esses artigos aqui no seu blog?
    Porque não publica-los aqui também em inglês?
    Você acha que seu blog possui menos visibilidade do que uma revista editada apenas “para brasileiros”?
    Abraço

    1. Oi Tim,

      bom: eu fui convidado pela Java Magazine (o que me honrou bastante pois sou fã da DevMedia) a publicar estes artigos, razão pela qual os escrevi especialmente para eles neste caso, e como assinei um contrato com eles, estes só podem ser publicados exclusivamente ou no portal da DevMedia ou impresso na revista.

      E, se você for dar uma olhada neste blog, vai perceber que basicamente a maior parte dos tópicos é sobre… Grails! E reparou que há também um bom conteúdo em inglês por aqui?

      (dica: da uma lida no Guia que estou escrevendo aos poucos sobre Groovy/Grails)

      Com relação à visibilidade, eu realmente não sei te responder. :/

  2. Olá Henrique, gostaria de lhe parabenizar pelo artigo, eu já li e ficou muito bom, gostei bastante pois me ajudou a entender um pouco mais de groovy, Parabéns

  3. Ola Henrique,

    Parabéns pelo excelente trabalho que você está desenvolvendo. Estou pensando em utilizar Grails em aulas que ministro e seu blog está ajudando muito.

    Abraços

  4. Gregory Fontenele

    Henrique,

    Minha revista chegou ontem e já li a primeira parte do artigo, está bem detalhado e muito bem explicado, parabéns.
    Um pedido e também uma dica :) posta mais coisas sobre Groovy, não só de Grails.
    Novamente parabéns, pelo blog e pelo(s) artigo(s).

    1. Oi Gregory! Fico feliz que tenha gostado. É um grande incentivo para mim.

      Com relação a postar mais coisas sobre Groovy, bem: tenha certeza! Na realidade, acho Groovy muito mais interessante que o Grails, que no fundo é só mais uma aplicação da linguagem. :)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima