/dev/All – uma comunidade de pessoas que amam programar

Quase seis anos atrás lançamos na itexto uma iniciativa chamada /dev/All: nasceu como um agregador de blogs focados em desenvolvimento, mas com o tempo foi evoluindo até se tornar uma comunidade. Ao longo destes anos falei muito pouco sobre o projeto aqui, mas dado que passou por um upgrade enorme nos últimos dias, acredito que é hora de apresentar novamente o projeto a vocês.

Este primeiro post é sobre o projeto: nos próximos falarei um pouco sobre a sua arquitetura, que é um assunto que me fascina ao longo destes anos, aguardem!

(é incrível como ainda somos ruins em divulgação)

O que é

Hoje posso dizer com segurança que é uma comunidade de pessoas que gostam de ler, escrever e conversar sobre desenvolvimento de software. O projeto nasceu como um agregador de sites, mas hoje é composto por quatro componentes:

  • O /dev/All em si – que é o agregador de sites.
  • A Taverna do /dev/All – o fórum no qual discutimos assuntos que vão muito além do código. Tratamos de temas como carreira, boas práticas, arquitetura, desenvolvimento, tretas, enfim: tudo o que envolve o dia a dia de quem vive de desenvolvimento de software.
  • Revista do /dev/All – há membros que não tem blog próprio e gostariam de ter um lugar para postar seus conteúdos. Então disponibilizamos este blog coletivo para nossos membros para que usem como bem quiser.
  • Discord – finalmente, há também o nosso servidor Discord, aonde usamos como chat e, futuramente (esta semana), também para encontros ao vivo por videoconferência.

Nossa história e o que somos hoje

O início: agregando desenvolvedores

Sou totalmente a favor que todos que trabalham com desenvolvimento tenham seu próprio blog. Isto ajuda tanto na sua evolução pessoal quanto também outras pessoas que podem ter interesse nos assuntos tratados nestes sites. Infelizmente não há muito incentivo para que novos blogs ou sites surjam: falta um lugar no qual os autores possam divulgar seu conteúdo.

Muitos anos atrás existia um site muito interessante chamado Infoblogs, que infelizmente não existe mais que era exatamente isto: um agregador de blogs de informática e que divulgava muito bem este conteúdo. Com a queda deste site e especialmente o Google Reader, faltava algo que pudesse divulgar este conteúdo em língua portuguesa.

Então nasceu assim a primeira versão do /dev/All, escrita em Grails, que agregava todos estes blogs.

Quer acessar o /dev/All de uma vez? Basta acessar https://devall.com.br

Segunda fase: iniciando a conversa

O motor do /dev/All já estava suficiente maduro: tanto que só foi substituído agora, 5 anos depois. Mas no meio do caminho sentimos falta também de um fórum no qual pudéssemos levantar questões que enriquecessem seus membros, tal como o GUJ era muitos anos atrás. E este foi o momento no qual nasceu a Taverna do /dev/All.

E devo confessar que tenho muito orgulho da Taverna, pois as discussões ali realmente são muito superiores: aprendo horrores com elas e sei que os membros também. Acredito que tenhamos hoje um dos melhores fóruns sobre desenvolvimento em língua portuguesa. Isto por que não são tratados apenas problemas de programação, como no StackOverflow, mas questões muito mais complexas e não raro, profundas.

Dúvida? Acessa a Taverna pra ver! https://taverna.devall.com.br

Algum tempo depois conheci o Discord e me apaixonei: por lá a gente poderia não apenas discutir pelo fórum, mas também por chat ou mesmo cara a cara. Então criamos nosso próprio servidor e, mais uma vez, digo: criamos um ambiente para discussões riquíssimas! A quantidade de ferramentas que descobri com o pessoal do Discord foi imensa!

Bora aí conversar conosco no discord também, entre pro nosso Discord!

O último grande update

Semana passada após meses de desenvolvimento lançamos a última versão do /dev/All, que sofreu mudanças profundas.

  • Uma interface totalmente remodelada, simplificada e com um visual mais adequado aos tempos atuais.
  • Nosso crawler após 5 anos foi totalmente reescrito: agora não apenas obtemos os últimos conteúdos, também os categorizamos, indexamos (de uma forma melhor que a anterior) e, em muito breve, também geraremos algumas estatísticas muito interessantes sobre o que se escreve em língua portuguesa.
  • Nossa API (que é aberta e cuja documentação será liberada em breve para que você possa implementar seu próprio cliente do /dev/All) foi bastante otimizada também: todo o desempenho está hoje bem superior ao da versão anterior.

As mudanças mais profundas hoje dizem respeito ao crawler, sem dúvidas: hoje ele é capaz de tratar conteúdo em português inclusive em outras mídias, como dev.to, medium, YouTube, etc. Vou escrever um post só sobre isto, mas não raro, enquanto trabalho nele, em tempo real você pode acompanhar no meu canal do Twitch.

Bora fazer parte desta comunidade!

Todo novo membro é comemorado: até hoje nunca fizemos uma divulgação em massa do /dev/All, pois nosso objetivo não é ser a maior comunidade, mas a melhor, que possua o melhor conteúdo e as discussões mais profundas.

Você pode participar das seguintes formas:

  • Cadastrando seu site (caso tenha) em nosso crawler no momento de inscrição no /dev/All.
  • Juntar-se a nós no Discord.
  • Ler o conteúdo que nosso crawler encontra diariamente e disponibiliza para você, conhecendo com isto excelentes autores que há por aí escrevendo em português.

Alguns números interessantes

Estes números são do dia 27/2/2021: acredito que sejam informações interessantes.

número de vezes que as pessoas clicaram em posts apresentados no /dev/All
quantos posts encontram-se indexados pelo /dev/All agora

E agora uma estatística preocupante: quantos posts em português foram indexados pelo /dev/All de 2015 pra cá:

Observe algo interessante: as pessoas estão escrevendo menos, e isto é ruim. Não escrevem por que não recebem feedback dos seus leitores ou mesmo por que outras mídias, como YouTube, Twitch, podcasts também começaram a crescer (há conteúdo do YouTube e podcasts indexados pelo /dev/All também).

Acredito que este último gráfico mostre por que eu, pessoalmente, acredito que o /dev/All seja tão importante pra toda a comunidade de desenvolvimento de software que fala português.

Em breve devemos disponibilizar um dashboard com diversas estatísticas como esta (e outras também importantes) para o grande público.

Repetindo o convite: participe do /dev/All!

É só acompanhar o conteúdo e, se quiser, entrar em nossas conversas!

Segue o link: https://devall.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.