Eu e o “Clean Code” – Parte 4: Fim da Leitura
Nesta quarta parte da série finalmente fecho com minhas opiniões finais sobre o livro “Código Limpo” (Clean Code) de Robert Martin.
Eu e o “Clean Code” – Parte 4: Fim da Leitura Read More »
Nesta quarta parte da série finalmente fecho com minhas opiniões finais sobre o livro “Código Limpo” (Clean Code) de Robert Martin.
Eu e o “Clean Code” – Parte 4: Fim da Leitura Read More »
Por que acredito que o capítulo sobre comentários no livro “Código Limpo” (Clean Code) nos trouxe mais problemas que soluções.
Eu e o Clean Code – Parte 3 – O Nefasto Capítulo sobre Comentários Read More »
Será que o texto do Clean Code (Código Limpo) pode induzir seus leitores a um comportamento dogmático/apaixonado?
Tento responder isto (ou no mínimo levantar uma discussão) neste post.
Eu e o “Clean Code” – Parte 2: Descompilando Read More »
Clean Code é um livro realmente bom? Nesta série de posts faço uma leitura crítica do mesmo, mas nesta primeira parte analiso um fenômeno que ocorre entre os leitores: a dogmatização do texto.
Eu e o “Clean Code” (o livro) – Parte 1: Catequização Read More »
As boas coisas (e não tão boas) que li, vi e ouvi em 2022. De livros de programação a literatura, ciências sociais, música e tudo um pouco.
Minhas boas (e não tão boas) leituras de 2022 Read More »
Das coisas que li, quais mais me impressionaram neste ano de 2020. Aquele post anual!
E pra finalizar, um projeto que estou iniciando pra valer em 2021!
Minhas boas leituras de 2020 Read More »
Três meses de atraso, mas saiu: as minhas melhores leituras de 2018!
Minhas boas leituras de 2018 Read More »
Aquele post anual, no qual listo os livros que mais me impressionaram durante o ano, agora, o de 2017!
Minhas boas leituras de 2017 Read More »
“Cientistas”, desenvolvedores, bruxos, são todos a mesma coisa. Terminada a leitura do livro vi que ia muito além da “mera” história da ciência. É o modo como encaramos as mudanças que atropelam nossas vidas e alteram nossa visão do mundo que muitas vezes acreditamos ser tão sensata, tão segura.
O desenvolvedor, os paradigmas e as revoluções científicas Read More »
Hoje recebi uma notícia muito bacana do pessoal da Casa do Código: meu livro “Vire o Jogo com Spring Framework” está agora incluído na coleção “Frameworks Java” da editora!
(e ah: um comunicado oficial também)
Vire o Jogo com Spring na coleção Frameworks Java da Casa do Código! Read More »
Na pesquisa para o projeto “Grails Brasil 3” encontrei uma pérola: o livro “A Web Mobile” do Sérgio Lopes publicado pela Casa do Código.
A Web Mobile do Sérgio Lopes: livro massa! Read More »
Escrever um livro mudou profundamente a visão que eu tinha a respeito da pirataria e após longas conversas com amigos e Nanna chegamos a conclusões bastante interessantes.
Pirateando livros e ferrando o Brasil Read More »
Este foi um ano de leitura intensa em grande parte devido à publicação do meu primeiro livro “Vire o Jogo com Spring Framework”. Nada mais natural que a maior parte do que li tenha sido sobre Spring (inclusive postei parte da bibliografia neste blog, que pode ser acessada aqui). Mas não precisa pular este post
Minhas boas leituras de 2012 Read More »
Recentemente reli A Beleza das Máquinas de David Gelernter: um livro cujo tema dentro da ciência da computação é raríssimo: estética, que sempre foi um dos meus assuntos preferidos (tente definir o que é de fato o “belo em si” e provávelmente você também se apaixonará pelo assunto). A primeira vez que li este livro
A estética do software Read More »
Recentemente terminei de ler o livro “A Arte do Desenvolvimento Ágil”, de James Shore e Shane Warden, publicado aqui no Brasil pela Alta Books. Venho me dedicando ultimamente a me aprofundar no assunto, sendo assim, como já havia lido algumas resenhas do original em inglês, ao encontrar em uma livraria o memso já traduzido para
Livro “A arte do Desenvolvimento Ágil”:bacana, porém com tradução de merda Read More »
De uns tempos pra cá tenho tido a necessidade de aprimorar o meu lado “gerencial” (algo incrívelmente rock orgasmico está para acontecer nos próximos meses (mistério por enquanto)). Sendo assim, abandonei por algumas semanas a minha leitura convencional (nada de Wittgenstein e Hegel, muito menos algoritmos de qualquer espécie…) para tentar entender como de fato
Behind Closed Doors – como o gerente dos sonhos trabalharia Read More »
Uma das grandes frustações que tenho diz respeito aos livros que leio, pois conheço pouquíssimas pessoas que também os leram para que possamos trocar algumas idéias a respeito. Sendo assim, dado que este blog está ficando cada dia mais popular (muito obrigado a todos vocês por isto), segue aqui alguns dos livros que, pelo menos
Leituras obrigatórias (ao menos pra mim) a todo desenvolvedor Read More »